domingo, 29 de novembro de 2015

CULTURA DO EQUADOR

O Equador é um país mestiço e, como tal, tem uma das mais ricas culturas imagináveis, uma cultura diversa, onde a mistura racial, a mistura, assumem um papel preponderante, as culturas indígenas, as culturas Africanas, as culturas espanholas, as culturas europeias, todas têm a sua parte no Equador é, hoje em dia um dos países culturalmente mais ricos do mundo. 
No Equador, os povos indígenas estão plenamente integrados na cultura do país, deve-se também destacar outros sectores, como os afro-equatorianos, menos integrados na sociedade. 
A língua oficial neste país é o espanhol, se bem que devemos destacar no Equador outras línguas indígenas como o Quichua, o Shuar, ou outras línguas indígenas. Quanto à religião, devemos destacar que 70% do país é católica, enquanto que o resto se divide por outras religiões, como a muçulmana, o judia, a budista e de outras religiões indígenas. 
Na literatura deste país destaca-se a tradicionalista dos principais escritores, como Juan Montalvo, Pablo Palacio, o Jorge Icaza, entre outros. 
Os modos equatorianos no teatro, com grandes cargas satíricas, o artesanato no Equador, o cinema ... são outras importantes ramificações culturais deste país. 
A música no Equador é diversa, deve-se destacar os sons que vêm de outros lugares, bem como os sons locais e indígenas. O Vallenato é a música mais popular no Equador, junto aos pastelarias.

A CULTURA DE EL SALVADOR

A cultura de El Salvador é uma mistura do Maya, Lenca, Nahua, Ulua, espanhol e outras culturas de minorias étnicas. 
Menos de 1% da população fala Nahuatl. A religião católica desempenhou um papel importante na cultura de El Salvador. Itens de pintura, cerâmica e têxteis são os principais expressões artísticas manuais. Escritores Francisco Gavidia (1863-1955), Alberto Masferrer, Arrué Salvador Salazar, Claudia Lars, Alfredo Espino, Pedro Geoffroy Rivas, Manlio Argueta e e poeta Roque Dalton estão entre os artistas mais importantes de El Salvador. 
Notáveis ​​do século incluem cineastas e Guillermo Escalon Baltasar Poliomielite, a Miss El Salvador Maribel Arrieta, cantor Álvaro Torres e artista Fernando Llort. Entre os representantes mais famosos das artes gráficas são os pintores Canjura Noe, Carlos Cañas, Julia Diaz, Camilo Minero, Ricardo Carbonell, Roberto Huezo e muitos outros. 
Bebida [editar] 
Ver artigo principal: Culinária da El Salvador 
Pupusas, por excelência, prato tradicional. 
A comida mais notável é pupusas El Salvador. La Pupusa é uma tortilla artesanal de espessura (ou usando farinha de milho ou de arroz moído) recheado com um ou mais dos seguintes ingredientes: queijo (geralmente um queijo macio chamado Quesillo com/sem loroco), carne de porco, feijão frito, e/ou queijo loroco. Outros ingredientes como camarão, frango ou squash são normalmente utilizados por restaurantes. Outros pratos típicos são salvadorenhos atole shuco, tamales de frango frito de mandioca/salcochada, pão com Chumpe (Turquia), os nuégados mandioca cobertos com molho marrom de açúcar mascavo doce acompanhado por chilate quente. No leste do país encontrou os totopostes e donuts. 
Música [editar] 
Ver artigo principal: Música de El Salvador 
Conjunto musical durante uma celebração em Nahuizalco. 
A música popular de El Salvador é cumbia. A música de El Salvador contém vários gêneros, como: salsa, chanchona, bachata. Ao som de música marimba tradicional usado. Entre os mais renomados músicos são: Orquesta San Vicente de Tito Flores, Alvaro Torres, Marito Rivera e Grupo Bravo (com mais de 35 anos de experiência), Bobby Rivas, Jhosse Lora, Los Hermanos Flores, Pastor Lopez e alguns dos grupos mais recente como: Prova de Som, Rucks e Parker), Hecate, Frigüey, Pesado Clan, Pescozada, Cosa Nostra, são 3/4, Adesivo, O Chanchona Arcadio, Anastasio e del Monte, Las Nenas Caña grupo Alto Comando e DJ Mr. Emsy Pelon 503, Bravitos Kids, Os Vikings de Usulután Usulután Apaches, REDD, Rocio Cáceres, em frente Eskina Archimedes Reyes, segunda temporada de El Salvador que se destacaram em Latim American Idol. 
Desde os anos 70 também devem mencionar, com a projeção de música andina por grupos chilenos como Illapu, Inti Illimani, Quilapayún, Cantor folclorista Violeta Parra, Victor Jara e Patricio Manns, El Salvador é uma testemunha da história da importação desta música. 
Música andina composta por charango, flauta, flauta de Pã, guitarra e bateria couro tambor ou couro são jogados em muitas atividades culturais e é ensinado muitos jovens em escolas secundárias e faculdades. 
Até à data não exata de quem trouxe os dados de música andina conhecidos, mas note que não existia e bandas famosas como: - Xolotl - Tekutet - Grupo maias - nativos Echoes - Nacascol - Tata Inti 

Fonte www.google.com.br/search?q=cultura